terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Course4 - STEM to STEAM Education _ Dia 2 (16-02-24)

Introdução ao STE(A)M

A sessão teve início com uma atividade de motivação "Name Game" (cada elemento associou à inicial do seu nome uma palavra positiva).

Neste dia trabalhamos em grupo, duas metodologias utilizadas em STE(A)M:

  • Project-Based Learning 

A  Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), umas das metodologias ativas de ensino, é um método de ensino no qual os alunos aprendem envolvendo-se ativamente em projetos ligados à realidade e onde são os protagonistas. O seu correto desenvolvimento centra-se em cinco itens:
  • Ligação ao mundo real;
  • Aprendizagens essenciais;
  • Colaboração dirigida;
  • Orientada pelos alunos;
  • Avaliação formativa
https://youtu.be/hnzCGNnU_WM?si=elVQ2y64eiYKX3od
  • Design Thinking

    O Design Thinking (DT), é uma abordagem criativa para a solução de problemas complexos, com ênfase no ser humano. Tem como objetivo explorar diferentes possibilidades de aprendizagem, tendo os alunos o papel principal.




https://youtu.be/kfBa2AdjRB4?si=dtdbOtJ0fdguaKVQ


Sem comentários:

Enviar um comentário