segunda-feira, 29 de abril de 2024

Course 5 - Going Digital - Praga, de 29 de Abril a 3 de Maio 2024 (dia 1)


Dia 1 - 29 de abril de 2024 - Going Digital in an innovative Classroom


Praga - cidade dourada, cidade das cem torres, coração da Europa é, durante esta semana, a cidade que nos acolhe e onde iniciamos hoje, segunda feira, o curso Going Digital in an Innovative Classroom





O curso decorre na Rektorát CVUT - Budova B e é dinamizado pela ITC - International Training Center.

Neste primeiro dia fomos recebidas pelo general manager, David Broz, e pela formadora - Smritti.

A sessão iniciou-se com uma breve  apresentação do curso e dos seus objetivos que incluem:

•           Melhorar competências para utilizar vários métodos e técnicas de ensino inovadores centrados nos alunos, que incentivem a resolução de tarefas reais significativas e desenvolvam competências transversais.

•           Reforçar competências na utilização de recursos abertos e digitais, apoiar o desenvolvimento de competências digitais e literacia mediática, aumentar a capacidade de induzir mudanças em termos de modernização usando TIC.

•           Gerar materiais e ideias prontos a usar que apoiem o desenvolvimento escolar ou organizacional na área da educação inovadora, com enfoque numa abordagem interdisciplinar e holística.

•           Adquirir técnicas para trabalhar com turmas heterogéneas, apoiar a inclusão de várias minorias na educação convencional baseada em valores democráticos, promover a participação ativa na sociedade.

•           Desenvolver competências relevantes e de alto nível, como a criatividade, o pensamento crítico, a metacognição e outras competências-chave através de métodos de ensino inovadores, melhorar a qualidade da educação convencional.

•           Aprender a motivar, orientar e avaliar eficazmente para reduzir o baixo desempenho em competências básicas, promover a troca de experiências entre pares e a participação ativa na educação.

•           Rever e desenvolver competências pessoais e profissionais, construir confiança na promoção de pedagogias inovadoras e ativas que respondam à diversidade social e cultural.

•           Conhecer colegas de diferentes nacionalidades dentro da UE, envolver-se numa experiência de aprendizagem intercultural, trocar ideias e construir uma rede para cooperação internacional futura.

•           Obter uma compreensão mais abrangente das práticas, políticas e sistemas educativos de diferentes países, cultivar respeito mútuo, consciência intercultural e incorporar valores comuns de educação e formação.

•           Enriquecer competências de comunicação, melhorar competências linguísticas em línguas estrangeiras, alargar o vocabulário profissional e promover a ampla diversidade linguística da UE.


Primeira atividade

As apresentações e interações iniciais desenvolveram-se com recurso a um jogo intitulado "Ladybug - interesses comuns e interesses pessoais".

Neste âmbito ficamos a saber que o grupo é constituído por participantes portugueses, romenos, espanhóis, finlandeses e eslovenos.


Segunda atividade

Cada colega registou, de forma sumaria, as suas expectativas sobre o curso escrevendo-as num post-it.


Terceira atividade

Desenvolveu-se a partir de uma troca de ideias sobre o papel do professor e do aluno na escola do século 21. Deste debate emergiu a ideia de que o professor passa a funcionar como um mediador, um facilitador no processo de aprendizagem, sendo que cabe a este a criação de atividades que permitam aos alunos escolher o seu próprio percurso de aprendizagem. Ao aluno cabe não esquecer a sua condição de ser humano, que pensa criticamente, que aprende e produz conhecimento de forma colaborativa, preparando-se, desse modo, para um futuro em que o mundo profissional será necessariamente diferente daquele que conhecemos nos nossos dias.

Abordaram-se neste contexto as competências para o século 21 através de um jogo interativo envolvendo pedagogias ativas. A leitura de um qrcode deu acesso a uma frase que cada grupo de trabalho deveria associar a um título expressivo que, como vimos posteriormente, remetia para cada uma das competências supramencionadas.

Terminadas estas atividades, foi tempo de conhecer o centro da cidade de Praga e alguns dos inúmeros locais de beleza e interesse histórico assinaláveis. 







 

Sem comentários:

Enviar um comentário