Dia 4 - 2 de maio
A sessão deste dia desenvolveu-se em dois momentos: o primeiro foi dedicado a estratégias a aplicar com o objetivo de tornar as aprendizagens significativas. Neste contexto foram abordados os conceitos de sala de aula invertida, ensino híbrido e "viewer control", que possibilitam tornar o aluno responsável pela sua própria aprendizagem respeitando o seu ritmo e os seus objetivos de aprendizagem; o segundo momento, já da parte da tarde, foi dedicado à contrução de uma Webpage.
No desenvolvimento do primeiro momento foram apresentadas várias ferramentas/aplicações digitais de entre as quais destacamos aquelas que permitem tornar uma aula mais interativa:
https://insertlearning.com
https://edpuzzle.com
https://www.goosechase.com
https://www.liveworksheets.com
A sessão prosseguiu com um trabalho prático que permitiu uma perceção mais consistente das vantagens da metodologia da sala de aula invertida. Os participantes foram organizados em grupos, que selecionaram a forma de apresentar um prqueno trabalho sobre o ciclo da água em diferentes formatos: uma canção, um teatro de fantoches, um cartaz... aqui ficam algumas evidências do trabalho desenvolvido.
A parte da tarde desta intensa sessão foi dedicada à criação individual de uma webpage com recurso à ferramenta Weebly.com . O trabalho tinha alguma complexidade e foi moroso. A Maria João criou uma página intitulada "Tea with Kafka", dedicado aos livros e à leitura e com a pretensão de se tornar também num clube de leitura do AEEG. O nome é uma clara homenagem ao escritor Franz Kafka, oriundo desta bela cidade. A Ana criou uma página com o nome "Educação Visual". O objetivo da mesma é ser um recurso de apoio à aula com conteúdos e atividades para os alunos realizarem em trabalho autónomo.
Sem comentários:
Enviar um comentário