sábado, 4 de maio de 2024

Course 5 - Going Digital - Praga, de 29 de Abril a 3 de Maio 2024 (dia 4)

 

Dia 4  - 2 de maio


A sessão deste dia desenvolveu-se em dois momentos: o primeiro foi dedicado a estratégias a aplicar com o objetivo de tornar as aprendizagens significativas. Neste contexto foram abordados os conceitos de sala de aula invertida, ensino híbrido e "viewer control", que possibilitam tornar o aluno responsável pela sua própria aprendizagem respeitando o seu ritmo e os seus objetivos de aprendizagem; o segundo momento, já da parte da tarde, foi dedicado à contrução de uma Webpage.


No desenvolvimento do primeiro momento foram apresentadas várias ferramentas/aplicações digitais de entre as quais destacamos aquelas que permitem tornar uma aula mais interativa:

https://insertlearning.com

https://edpuzzle.com

https://www.goosechase.com

https://www.liveworksheets.com


A sessão prosseguiu com um trabalho prático que permitiu uma perceção mais consistente das vantagens da metodologia da sala de aula invertida. Os participantes foram organizados em grupos, que selecionaram a forma de apresentar um prqueno trabalho sobre o ciclo da água em diferentes formatos: uma canção, um teatro de fantoches, um cartaz... aqui ficam algumas evidências do trabalho desenvolvido.




 


A parte da tarde desta intensa sessão foi dedicada à criação individual de uma webpage com recurso à ferramenta Weebly.com . O trabalho tinha alguma complexidade e foi moroso. A Maria João criou uma página intitulada "Tea with Kafka", dedicado aos livros e à leitura e com a pretensão de se tornar também num clube de leitura do AEEG. O nome é uma clara homenagem ao escritor Franz Kafka, oriundo desta bela cidade.  A Ana criou uma página com o nome  "Educação Visual". O objetivo da mesma é ser um recurso de apoio à aula com conteúdos e atividades para os alunos realizarem em trabalho autónomo. 




Sem comentários:

Enviar um comentário