Dia 2 - 18 de julho de 2023
18 de julho. De volta ao ITC International Training Center para um novo dia de formação.
O dia iniciou-se com a exploração, na perspetiva do aluno e enquanto professor, da plataforma Liveworksheets, disponível em https://www.liveworksheets.com/ .
O Live worksheets permite transformar fichas de trabalho que tenhamos disponíveis em formato digital (doc. pdf, jpg) em exercícios online interativos com autocorreção, denominados de "fichas de trabalho Interativas".
Como não podia deixar de ser num curso desta índole a Inteligência Artificial surgiu de forma natural.
Surgiu de forma natural, mas a sua aplicação em educação não parece ser tão natural assim...
Foram explorados, abordados e experimentados numa abordagem ainda que incipiente alguns exemplos de programas de Inteligência Artificial, nomeadamente, entre outros:
ChatGPT - https://openai.com/ (chatbot online de inteligência artificial que combina o "Chat" e "GPT", que significa Generative Pre-trained Transformer)
D-id - https://www.d-id.com/ (transforma fotos + texto em vídeos)
Youglish - https://youglish.com/ (utiliza vídeos do youtube para melhorar a pronúncia de palavras em diversas línguas)
Rask - https://pt.rask.ai/ (traduz vídeo e áudio com IA para qualquer língua)
SongR - https://www.songr.ai/ (cria canções profissionais, gerando poemas a partir de apenas algumas palavras, adicionando a música e acompanhamentos).
Exemplos de 2 sites com APPs de IA para quem quiser explorar e conhecer mais:
Seguiram-se momentos de debate, conversa, expetativas face à IA, evoluções em cada um dos países, constrangimentos, aspetos positivos...
Esta é de facto uma temática que traz ao de cima sentimentos e opiniões muito diversas e contraditórias. Como alguém disse "Ou se ama ou se odeia". Talvez seja necessário encontrarmos o equilíbrio, talvez seja necessário conhecermos melhor em que consiste esta nova realidade para nos podermos situar de forma independente e consistente, talvez seja necessário explorarmos mais para podermos ajudar também os alunos a lidarem com esta nova realidade.
Mas e facto inegável, a IA está aí, veio para ficar, os nossos alunos utilizam-na pelo que faz todo o sentido a máxima "If you can't escape it, you have to embrace it!".
Na parte da tarde e seguindo o conceito de blended learning foi explorada a abordagem de station rotation, algo que não sendo completamente novo necessita ainda de ser explorado a trabalhado de forma mais consistente nas nossas escolas. esta abordagem poderá sem dúvida contribuir para a aplicação plena daquilo que se pretende com o Desenho Universal da Aprendizagem (Universal Design for Learning - UDL).
Neste âmbito, foram criados e desenvolvidos exercícios práticos que permitiram experienciar de forma imersiva como esta abordagem pode, por um lado, ser implementada pelos docentes e, por outro lado, como pode ser vivida pelos alunos.
A cereja no topo do bolo surgiu quando se conseguiu aliar, de forma natural e espontânea, a tecnologia a uma abordagem de aprendizagem ao ar livre.
E quem diria que no centro da cidade de Praga, num pequeno espaço junto ao edifício do Centro de Formação seria possível encontrar, identificar e recolher uma tão grande diversidade de elementos naturais como os que constam das fotos seguintes... A natureza é de facto espetacular!
Amanhã continuaremos!!!!