sexta-feira, 21 de julho de 2023

Curso de Formação - ICT in Education, Praga, 16 - 21 Julho 2023 (Dia 5)

 Dia 5 - 21 de julho

21 de julho, 5.º e último dia da formação ICT in Education

A manhã foi dedicada a explorar 2 ferramentas

O Nearpod https://nearpod.com/, que já utilizei algumas vezes de forma muito positiva, mas que neste momento possui funcionalidades novas e bastante interessantes também, como pro exemplo as funcionalidades de 3D, de fieldtrip, de simulações de matemática e ciências.


Algumas das razões que poderão levar à utilização desta ferramenta pelos professores encontram-se entre outras as seguintes: envolvimento dos alunos; fomenta a aprendizagem ativa dos alunos; avaliação em tempo real; acesso remoto e síncrono; apoio à inclusão, colaboração e partilha entre docentes.

  1. Seguiu-se, então a exploração do Story Jumper - https://www.storyjumper.com/ e a criação por cada um dos presentes de uma história utilizando esta ferramenta.


  2. A Story Jumper é uma plataforma que permite aos utilizadores criar, publicar e partilhar livros de crianças. Tem como objetivo principal proporcionar uma experiência interativa e envolvente aos pequenos leitores.



O Story Jumper proporciona uma interface amigável que permite aos autores, incluindo os jovens alunos criar os seus próprios livros de histórias digitais desde o início até ao fim. Os utilizadores podem adicionar texto, imagens, fotos, ilustrações, som, gravações áudio.

Promove a colaboração, através das ferramentas de colaboração que oferece, podendo o mesmo livro ser feito por vários utilizadores. É uma ferramenta muito interessante para utilizar na implementação de projetos eTwinning.

Foi fácil, interessante, divertido e desafiante criar um livro de histórias num par de horas. Será com certeza também um desafio para os alunos utilizarem esta ferramenta e criarem eles próprios os seus livros de história.

Finalmente chegou a hora da despedida. Foi hora de dizer adeus, ou antes até breve, numa outra formação Eramus, algures na Europa!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário