Dia 2
3 de outubro de 2023
2.º dia do curso de formação "Stress management and recognition: key strategies for teachers". Voltámos.
Fazemos todos os dias 2,1 km a pé do nosso alojamento até à Europass Teacher Aacademy, uma das melhores formas de iniciar o dia e ir de encontro ao tema do nosso curso. Temos aprendido sobre o que pode resultar para que cada um de nós consiga gerir e reconhecer situações desgastantes e potencialmente stressantes. Fazer uma caminhada, quer seja na cidade ou em contacto com a Natureza, tem resultado connosco. Tentamos aplicar, segundo a nossa formadora, o modelo PERMA (Positive emotions, Engagement, Relationships, Meaning e Accomplishment). "Pratice, pratice, pratice!"
Isto leva-nos a outra questão: a inteligência emocional pode conduzir-nos a conflitos pessoais e/ou interpessoais. O que medeia o tempo entre um estímulo e uma reação/resposta pode interferir de lidar com a situação? Sim, provavelmente, sim. Uma pausa entre e o estímulo e a reação/resposta pode fazer toda a diferença. Mindfulness, meditação, ioga, uma atividade prazeirosa, seja ela qual for, que dependerá de pessoa para pessoa, levará a que ela analise, observe, descreva a situação potenciadora de stress.
A nossa reação/resposta verbal, ou não, dá muita informação ao outro. A comunicação não verbal é tão ou mais importante que a verbal.
Um desafio que nos foi lançado e deixamos aqui:
- o que transmitem estas imagens?
- todos teremos a mesma opinião sobre que emoções/sentimentos estarão estas crianças a exprimir?
A comunicação não verbal é muito subjetiva mas dá informações importantes sobre o que o outro sente, quer seja através de expressões faciais, gestos, postura, contacto visual,...
Amanhã continuamos...
Sem comentários:
Enviar um comentário