terça-feira, 3 de outubro de 2023

Course "Stress Management and Recognition: Key Strategies for Teachers" - Day 2

 Dia 2

3 de outubro de 2023


2.º dia do curso de formação "Stress management and recognition: key strategies for teachers". Voltámos. 

Fazemos todos os dias 2,1 km a pé do nosso alojamento até à Europass Teacher Aacademy, uma das melhores formas de iniciar o dia e ir de encontro ao tema do nosso curso. Temos aprendido sobre o que pode resultar para que cada um de nós consiga gerir e reconhecer situações desgastantes e potencialmente stressantes. Fazer uma caminhada, quer seja na cidade ou em contacto com a Natureza, tem resultado connosco.  Tentamos aplicar, segundo a nossa formadora, o modelo PERMA (Positive emotions, Engagement, Relationships, Meaning e Accomplishment). "Pratice, pratice, pratice!"






Ontem realizámos uma pequena apresentação sobre cada uma de nós, hoje foi dia de realizar um apresentação maior sobre Portugal, Almada e as escolas do nosso Agrupamento:



Queremos deixar um agradecimento muito especial à nossa colega Carolina Fernandes que, apesar de distante, nos prestou um apoio técnico e moral inigualável e inestimável.

A Alessia, deu continuidade à sessão de hoje ao explorar teorias sobre inteligência emocional, diretamente implicadas com a gestão de stress/conflitos. Ser capaz de ser autoconsciente e ter capacidade de autoregulação está diretamente relacionado com a consciência social e gestão de relações.


                          

Isto leva-nos a outra questão: a inteligência emocional pode conduzir-nos a conflitos pessoais e/ou interpessoais. O que medeia o tempo entre um estímulo e uma reação/resposta pode interferir de lidar com a situação? Sim, provavelmente, sim. Uma pausa entre e o estímulo e a reação/resposta pode fazer toda a diferença. Mindfulness, meditação, ioga, uma atividade prazeirosa, seja ela qual for, que dependerá de pessoa para pessoa, levará a que ela analise, observe, descreva a situação potenciadora de stress.

                                   


A nossa reação/resposta verbal, ou não, dá muita informação ao outro. A comunicação não verbal é tão ou mais importante que a verbal. 



Um desafio que nos foi lançado e deixamos aqui: 

- o que transmitem estas imagens? 

- todos teremos a mesma opinião sobre que emoções/sentimentos estarão estas crianças a exprimir?

A comunicação não verbal é muito subjetiva mas dá informações importantes sobre o que o outro sente, quer seja através de expressões faciais, gestos, postura, contacto visual,...

Amanhã continuamos...
















Sem comentários:

Enviar um comentário