Dia 4
5 de outubro de 2023
4.º dia do curso de formação "Stress management and recognition: key strategies for teachers".
Antes de irmos para a formação, cumprimos o nosso modelo PERMA de manhã cedo, fazendo uma caminhada a um miradouro
Hoje dedicámo-nos a aprofundar o tema de resiliência e bem-estar. Temas que, no fundo, se relacionam com os dos dias anteriores.
A resiliência requer regulação emocional. Pressupõe flexibilidade e criatividade. Uma oportunidade para aprender uma nova competência, para explorar diferentes soluções. O que posso aprender para resolver isto?
As formas como encaramos os desafios, as pausas que se fazem antes de dar por concluído um dado desafio, ser flexível, tentar novas abordagens, pedir ajuda, aceitar que se pode falhar, aprender com os erros, rir dos "problemas", conduzem a que o desafio possa vir a ser superado.
No entanto, há riscos reais que podem aumentar o stress que é prejudicial à saúde, tais como sobrecarga de trabalho, expectativas pouco claras/em conflito ou ambientes de trabalho desafiantes e tóxicos.
Stress é movimento, pode ser benéfico, gerido de forma saudável, se não for crónico, se não for demais. Até um certo ponto, dependendo de pessoa para pessoa, cria motivação, interesse, energia,... A partir de certo ponto, cria cansaço, exaustão, ansiedade,...
Que competências poderão ajudar a construir bem-estar e resiliência?
- Definindo objetivos realistas, alcançáveis;
- Compreendendo e evitando a crítica intrínseca negativa;
- Desenvolvendo e concentrando forças em competências interpessoais.
Terminámos o dia com a apresentação dos participantes da Bulgária.
Sem comentários:
Enviar um comentário