Dia 5
6 de outubro de 2023
5.º dia do curso de formação "Stress management and recognition: key strategies for teachers".
Chegadas ao nosso último dia de formação, debateram-se assuntos relacionados com assertividade e vulnerabilidade.
A comunicação assertiva está inserida num conjunto de diferentes estilos de comunicação. Há ainda a comunicação passiva, passiva-agressiva e agressiva. A melhor forma de comunicação é a assertiva.
A comunicação assertiva caracteriza-se por ser adequadamente honesta, direta, expressiva, autoconfiante, empática com todos os envolvidos e promove o autodesenvolvimento.
Uma pessoa assertiva tem consciência das suas necessidades emocionais, físicas e relacionais e interessa-se por estas dimensões nos outros. Sentem-se competentes, capazes e genuínas. Possuem maturidade emocional e relacional, o que implica que podem estabelecer relações de confiança. Sabem manter limites.
Dicas para desenvolver um comportamento assertivo:
- respeitar-se a só próprio;
- expressar de forma calma os seus pensamentos e emoções;
- planear o que se vai dizer (responder, sem reagir);
- saber dizer "não".
A assertividade não dispensa a vulnerabilidade. Durante o processo, passo a passo, procura-se verdadeira conexão (com o próprio e com o outro), coragem para assumir a imperfeição e ser capaz de ser gentil consigo próprio.
Após estes 5 dias de partilha e aprendizagem, saímos de Florença mais ricas ao nível do desenvolvimento pessoal.
Um agradecimento especial à nossa formadora Alessia Di Bari e à nossa coordenadora de Erasmus, Francisca Soares. Também não podemos deixar de agradecer à nossa presidente da CAP, Manuela Domingues, pela oportunidade que nos proporcionou.